quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Pequenas Coisas - Parte 2


Pensando no que a NB disse, resolvi contar algo que acontece comigo. Todos os sábados eu dou aula de dança pra crianças de 7 a 13 anos. São crianças humildes, de baixa renda, que moram no bairro da cidade que chamam de “popular”.
É um projeto da igreja da qual faço parte, mas não vamos pra esse lado. Estou falando isso apenas para explicar como surgiu essa idéia. Todo ano na férias de julho nós, da igreja, fazemos um tipo de recreação com as crianças da cidade por cerca de cinco dias. Esse ano tivemos 250 crinaças por dia nesse projeto, onde tivemos como tema o meio ambiente. Essas crianças não fazem parte da igreja e esse ano tivemos uma surpresa. Esperávamos crianças na faixa de 4 a 9 anos. Porém a maioria delas tinham entre 10 e 13 anos. Na hora pensei: Meu Deus, o que eu vou fazer com essas crianças?
Então, eu fiz a única coisa que eu sei fazer e que chamariam a atenção delas: a dança. Não sou profissional, alias passo bem longe disso. Mas fiz dança por muitos anos, e fiz parte de um grupo da rede king kids (para quem tiver curiosidade procure no you tube)
Ok, aonde eu quero chegar com tudo isso? Essa idéia de ultima hora, pra tapar buraco foi o que deu início a esse trabalho no bairro “pobre” da cidade. Aquelas crianças que ficaram comigo por 5 dias queriam mais.
Agora pare e pense: eu gasto apenas 3 horas do meu dia, 1 vez por semana pra ensinar para aquelas crianças meia dúzia de passos simples. E o que ganho com isso? Ah, o que eu ganho não tem preço. Ganho aquelas crianças fora das ruas, ganho os sorrisos mais sinceros, ganho os abraços mais gostosos.
Aquelas crianças me olham como se eu fosse a coisa mais maravilhosa que eles já viram na vida e isso não tem preço.
Então eu tenho a certeza de que pequenas coisas, gestos simples de atenção e carinho fazem toda diferença não só para aquelas crianças, mas pra mim. A sensação de fazer alguém feliz é incrível. E eu penso são apenas 3 horas por semana. Imagine se todo mundo dedicasse apenas 3 horas por semana do seu tempo pra ajudar alguém naquilo que se tem talento?
Que mundo melhor teríamos heim.

3 comentários:

Helena G. Canela disse...

Aí o mundo não seria essa porcaria com egoísmo em demasia.

Pierrot disse...

Parabéns pela iniciativa Cah.
Não sei se já te disse, se não, dpeois te explico melhor, mas sou membro de uma Ordem chamada "DeMolay', ligada a maçonaria.
Objetivo: Filantropia.

Fazemos festas, multirões, projetos em creches, abrigos...
Sei bem como é essa sensação de alguma criança sorrir pra você como se você fosse um anjo.

É mágico.

Alta disse...

Gosteei dessa iniciativa, Cah \o

quero aprender a dançar tbm \o

pelo menos essas crianças vão tá fazendo algo de bom.

:*