quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Beleza


Estava eu lendo uma reportagem... Sempre eu e minhas reportagens... Confesso que sempre tenho uma revista na bolsa, mesmo que seja antiga e o fato é que sempre acho alguma coisa diferente nelas a cada vez que passo os olhos, nem que seja uma notinha ou uma imagenzinha no canto de alguma página... Mas voltando a reportagem, cujo título era “20 Mulheres de 1968” (o nome em si já me chama atenção, pois tenho uma queda por coisas sobre 68), lá estavam as 20 mulheres mais pop do ano de 68. Algumas com imagem, outras sem. Mas a número 3 da lista me chamou atenção, não pelo nome, mas pela foto. Quem era? Leila Diniz. Uma foto em preto em branco, ela de biquíni ou calçinha e sutiã, não dá pra definir. Altamente sexy! Mas espere. Algo está diferente das fotos que vejo hoje em dia. Ela não é magrela, nem tem a barriga chapada. Aliás, ela tem uma barriga tipo a minha, a minha barriga que eu tanto odeio quando a observo. Ela não tem o corpo definido como se alguém tivesse desenhado cada músculo, cada gominho. Ah! Não posso esquecer... A foto dela não tem photoshop. E mesmo assim se eu bem me lembro e qualquer um pode procurar saber: Ela era um símbolo sexual da época.

Então me pergunto: O que é beleza? Ou seria melhor perguntar que beleza é essa que tanto buscamos hoje em dia? Não que achar uma definição de beleza, até porque acho que cada um tem a sua e até a definição do Aurélio é vaga pra mim. Será que a beleza está nos meus ossos aparecendo? Uma pele perfeita? Ah... Já sei! Uma bunda sem estria e celulite. Não, acho que não. Acho que a beleza é algo que vai além do que os olhos podem ver. Acho que é algo que vem de dentro de cada um. Não! Espera, não estou dizendo que o reflexo do espelho não importa, não seria tão hipócrita a esse ponto e creio que nem você. Só estou dizendo que isso não basta e que não precisamos ficar nessa loucura obsessiva de beleza perfeita. Quantas pessoas maravilhosas aos seus olhos e que são extremamente chatas e malas sem alça você conhece? Se você não conhece eu te digo que conheço um monte. Gente simpática, por exemplo, é linda! Mesmo que aparentemente ela não seja assim tão atraente. Resumindo: Que se dane esse padrão de beleza. Você linda (o) com essa gordurinha sobrando sobre a calça jeans.

Gente! Vamos abrir nossos olhos. Não somos bonitos pelo reflexo do espelho apenas. Somos bonitos pelo que somos. O espelho acaso reflete: simpatia, gentileza, educação, inteligência e tantas outras características abstratas? Não. Não reflete. E sabe do que mais? Você tem que achar isso de você primeiro. Tem que se amar como é. Tente e depois me fala, as outras pessoas vão ver algo diferente em você. Tenho certeza disso! Tanto quanto sei que 2+2 dá 4.
A palavra é: LIBERTE-SE!

3 comentários:

Thaís-inha! disse...

Acho que a beleza tá na atitude, no comportamento(...) Traços perfeitos sozinhos não significa pra mim beleza, e sim carisma, personalidade, sabe aquele charme de uns? Está justamente naquele conjunto imperfeito.

Alta disse...

Eu acho que a beleza interior importa mais que a exterior, mas a exterior as vezes conta..kkk :D

Helena G. Canela disse...

Não me acho tão bonita, mas creio que minha beleza interio se sobressai. Minha educação, minha humildade, minha simpatia.

Tudo reflete na minha aparência, as pessoas então me vêem como uma pessoa bonita, mas com certeza de coração. =)