terça-feira, 9 de setembro de 2008

Nova Ortografia



Essa semana saiu na época uma reportagem chamada “Confusão ortográfica”. Tal reportagem falava sobre as mudanças do Acordo Ortográfico e logo depois vinham alguns exemplos de mudanças:
1) Não será mais usado o acento que diferencia algumas palavras iguais: Pára (verbo)/ Para (preposição), Pêlo (substantivo)/Pelo (?)
2) Não será mais usado o acento agudo nos ditongos abertos –ei, -oi, -eu das palavras paroxítonas: idéia vira ideia, paranóico vira paranoico
3) Não será mais usado o trema
4) Inclui-se hífen em palavras derivadas por prefixação, quando o prefixo termina com uma vogal igual à vogal inicial do outro elemento: antiinflamatório -> anti-inflamatório, microondas -> micro-ondas
5) Não será mais usado acento circunflexo nos encontros de vogais –oo e –ee: Vôo -> Voo, lêem -> lêem
6) Elimina-se o hífen de algumas palavras compostas como: pára-quedas -> paraquedas, manda-chuva -> mandachuva
7) Elimina-se hífen de palavras derivadas por prefixação, quando o prefixo terminar em vogal e o outro elemento começar por consoante (exceto o h), ou então por uma vogal diferente: Contra-regra -> contrarregra, auto-escola -> autoescola

Juro queridos leitores li essas regras novas várias vezes e até não posso acreditar. Sempre achei que o português precisa sim ser mudado em algumas coisas que na prática não são usadas. Mas gente, de tantas regras, tantas coisas complicadas é isso que eles vão mudar?
Pra que tirar o acento que diferencia palavras iguais? Pra que tirar o acento de “idéia”? Pra que dar hífens a palavras que não tinham e tirar das que tinham? Parece que é só pra confundir mesmo, porque até agora não simplificação em nenhuma das regras citadas, alias, vi sim em duas: na 3 e na 4.
Mas e aquelas regras que ninguém usa desde o século 18? Aquelas que às vezes nem sabemos que existem e caem no vestibular. Isso continua?
Tem coisa que eu não entendo. Estou sendo sincera. Não sei o que você achou dessas novas regras. Mas eu não gostei, não eram essas mudanças que eu esperava.
Gostaria muito de saber a opinião de vocês sobre isso. Pode ser que eu esteja sendo “mente fechada” não é mesmo? Quem sabe algum de vocês me fale algo que mude minha opinião.
Bom gente, por hoje é isso que eu queria dizer. Queria deixar meu protesto em relação a essas mudanças. Espero que tenham gostado e até a próxima.

6 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com você Cah.
Essas novas mudanças não foram "felizes". Devido a mudanças desnecessárias na ortografia do português. Se esse for um começo, tudo bem, é um modo. Mas acostumar-se com essa nova maneira, é outra história. =D

Thaís-inha! disse...

Concordo com você, que graça vai ter a vida sem acento em idéia?

Helena G. Canela disse...

Acho que a língua portuguesa podia manter-se em relação às regras de acentuação, de formação de palavras, podendo ser expandida com contribuições de novas palavras, de termos tecnológicos e contemporâneos como 'clicar', 'internet' e essas coisas.

Acentos diferenciais existem pelo motivo óbvio: eles diferenciam palavras que se escrevem de mesma forma. pô, se eles diferenciam, deixe-os diferenciados, para não haver casos com ambigüidade.

Ai, odeio, simplesmente. Me revolto!

Alta disse...

só o que não pode é virar moda ficar mudando o português..

algumas mudanças fazem sentidos até :D

Anônimo disse...

Eu vou continuar escrevendo em português "arcáico"

Anônimo disse...

Como viver sem trema? Mano, linguiça não é lingÜiça!