sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Falando Mentiras



Uma conversa...

X diz:
vc ja teve que mentir pra pessoa q mais ama, dizendo que está bem, ou que vai ficar tudo bem, mesmo sabendo que nunca vai ficar??

Y diz:
já, mts vezes
X diz:
e que nunca vai estar...
X diz:
isso é um tanto horrível
Y diz:
bastante
X diz:
pois é....
X diz:
o pior é quando isso remóe a gente por dentro!

O que é a mentira?

Por wikipédia: Mentira é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela. Portanto uma declaração verdadeira pode ser uma mentira se o falante acredita que ela seja falsa; e histórias de ficção, embora falsas, não são mentiras. Dependendo das definições, uma mentira pode ser uma declaração falsa genuína ou uma verdade seletiva, uma mentira por omissão, ou mesmo a verdade se a intenção é enganar ou causar uma ação que não é do interesse do ouvinte. “Mentir” é contar uma mentira. Uma pessoa que conta uma mentira, em especial uma pessoa que conta mentiras com freqüência, é um “mentiroso”.

Teoricamente bem dificil não? Mas o que quero discutir aqui é o porque de nós contarmos mentira. Porque eu conto mentira... Eu conto pra esconder algum fato veridico que eu não quero que as pessoas saibam ou que alguma pessoa em especial saiba. Minto para proteger pessoas que eu gosto de meus problemas pessoais que muitas eu não quero falar, apenas guardar, mesmo que isso não me faça bem. Minto sem perceber apenas por mentir, ou minto aumentando um fato simples e pequeno. Talvez seja apenas uma mentirosa.
Não minto em coisas sérias... Não minto prejudicando outros, muito menos semeando discordia... Tento ser o mais o honesta e sincera possível. É isso que esperamos das pessoas, é isso que eu espero das pessoas.

E daí que as pessoas mentem? Cada um tem seu motivo, não? E quando a mentira magoa alguém? O que devemos fazer? Devemos fazer algo que é muito difícil, não deveria ser mas é. Devemos reconhecer nosso erro e pedir desculpas. Desculpas nem sempre adiantam, mas é o primeiro passo para a reestruturação de um relacionamento. Fora o fato de nos deixar muito mais leve.
O termo mentira e verdade é assunto pra inumeras discussões visando propriedades diferentes. E eu não quero ficar me estendendo. Quero que apenas pense... qual é a sua mentira?

"Nada ficou no lugar. Eu quero entregar suas mentiras..."





2 comentários:

Matheus. disse...

oq fazer quando a dor de viver, chega nas raias do insuportável... e cogitamos o suicidio???

eis um tema pro seu blog!

Helena G. Canela disse...

E aquela história "mentira tem perna curta"... Passei a acreditar, e tento não mentir. Mas às vezes é inevitável.

Boa argumentação, Cah!