sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Procura-se a verdade

Verdade, porque a queremos tanto? Li no dicionário que verdade é: 1 - Conhecimento, idéia ou proposição que está de acordo com o real. 2 - Algo factível, correspondente à realidade dos fatos. Incontroverso.
Olhei, li ... li novamente. Que coisa tão relativa! Porque o que é fato pra mim pode não ser pra você, o que é incontroverso pra você pode não ser pra mim, enfim. Como é dificil entender essa tal verdade. Li na último texto da Liliane Prata (escritora, blogueira e jornalista, trabalha na capricho) sobre verdade, sobre o fato de tanta gente (ok, todo mundo) querer tanto ser o dono dela e no fim das contas ele chegou, e eu concordo plenamente, que a verdade não tem dono.
Assim, passariamos anos e anos discutindo sobre o que é verdade e não chegariamos a lugar algum. Pensando por outro lado é tão fácil dizer o que é mentira... destinguir a mentira é muito mais fácil que destinguir a verdade. Mesmo a mentira também sendo relativa.
E novamente estamos perdidos nesse mundo da relatividade, que nunca, mas nunca mesmo, conseguiremos entender. E isso é uma verdade.

4 comentários:

Helena G. Canela disse...

É, é bem verdade!

Acho tão contradotório.
Mas é a vida.

Arthur Araujo disse...

"A verdade é que não há verdade" - frase de um poeta chileno, Pablo Neruda, que sempre levo comigo! Acho que explica muita coisa!

Matheus. disse...

Bem como vc disse... e eu acredito, a verdade vai variar de pessoa a pessoa. sempre uma idéia que boto por baixo dos panos lá no privativo^^ gostei arraso!

Anônimo disse...

A verdade é um senso comum que varia com cada sociedade e isso é fato. Mas existem verdades mais profundas que apenas um individuo, cada individuo pode classificar como verdade. :D
Viajei. xD